Skip to content Skip to footer

Concurso Latino-Americano de Ensaio sobre Acesso Aberto 2020 com o tema “Abrir com Propósito: realizar ações para construir equidade e inclusão estruturais”

A Semana do Acesso Aberto é um “evento anual de comunicação acadêmica sobre questões relacionadas como o Acesso Aberto e é uma oportunidade para refletir sobre o progresso do passado, fortalecer os processos multifatoriais e planejar estratégias para o futuro”. A UNESCO, em conjunto com seus parceiros, deseja aproveitar a Semana do Acesso Aberto 2020 para colaborar como o mundo acadêmico com o objetivo de explorar novas mudanças nos processos de publicação e democratização do conhecimento. A Semana do Acesso Aberto será organizada em 2020 com o tema “Abertura com propósito“.

A América Latina tem sido um continente líder em Acesso Aberto. Isso foi conseguido por meio do estabelecimento de exemplos e múltiplos pontos angulares. É por isso que, com o objetivo de comprometer o setor acadêmico latinoamericano a melhorar a compreensão do assunto e gerar ações concretas para incrementar seu papel nos processos de publicação, foi organizado um webinar regional.

“A abertura pode ser uma ferramenta poderosa que permite a construção de sistemas mais equitativos para compartilhar conhecimento. Reconstruir a pesquisa e as atividades acadêmicas para serem abertas por padrão apresenta uma oportunidade única de construir uma base que seja fundamentalmente mais equitativa. Porém, na atualidade, o racismo estrutural, a discriminaçao e a exclusão continuam presentes e persistem em lugares onde a abertura é um valor central. Como uma comunidade global, é importante compreender que os sistemas e espaços do presente são frequentemente construídos na base de legados históricos de injustiça e lidar com essas desigualdades é uma necesidade.”
Precisamos analisar para quem esses espaços e sistemas são desenhados, quem não é levado em consideração, quem tem sido excluído pelos modelos de negócios que usamos e quais interesses são prioritários. Paralelamente ao trabalho em conjunto para reconstruir essas estruturas, precisamos nos comprometer a transitar das conversas aos compromissos concretos e nos responsabilizar mutuamente para conseguir um progresso real.” (Open Access Week)

Instituições convocantes: AmeliCA, UNESCO, Redalyc, CLACSO

Direcionado a: jovens pesquisadores, estudantes de graduação ou pós-graduação em universidades da América Latina. Também podem participar estudantes da América Latina que fazem estudos fora da região.

Bases do concurso:

  • 1.      Os trabalhos devem ser elaborados individualmente na modalidade de ensaio e considerando o tema do concurso: “Abrir com Propósito: realizar ações para construir equidade e inclusão estruturais”. Existem 6 eixos temáticos:
    • a.     Os estudantes, os pesquisadores e o Acesso Aberto. Reflexão sobre como estudantes e estudiosos conduzem suas atividades de pesquisa seguindo o modelo de Acesso Aberto.
    • b.     O Acesso aberto à informação nas universidades. Reflexão sobre as tecnologias, plataformas, projetos e/ou repositórios em Acesso Aberto disponíveis nas universidades latino-americanas, a fim de apoiar as atividades acadêmicas e de pesquisa de sua comunidade.
    • c.     A ciência pública ou privada: reflexões para a equidade e a participação. Reflexão sobre o tipo de ciência que você quer ter na América Latina: uma que esteja nas mãos da academia ou que siga o modelo comercial das grandes editoras.
    • d.     O impacto do Acesso Aberto durante a emergência sanitária COVID-19.
      Reflexão sobre como o modelo de Acesso Aberto influenciou a geração, publicação e visibilidade do conhecimento científico gerado sobre SARS-COV-2 e COVID-19.
    • e.     Políticas de Acesso Aberto nas universidades.. Reflexão sobre as políticas internas que as universidades latino-americanas têm sobre o Acesso Aberto ao conhecimento gerado e publicado por sua comunidade acadêmica e de pesquisa.
    • f.     Acesso à informação e inclusão de grupos vulneráveis. Reflexão sobre a necessidade de levar em conta os grupos vulneráveis na concepção de políticas, projetos e implementação de soluções que sigam o modelo de Acesso Aberto.
  • 2.      Os participantes poderão submeter apenas um trabalho, que deverá ser inédito, original e não ter sido publicado total ou parcialmente.
  • 3.      Se compreende por ensaio um escrito breve que faz uma análise e reflexão com predomínio do pensamento crítico, com base na reflexão própria, sustentado pela lógica e com argumentos de sólidos fundamentos teóricos que permitem ao autor sustentar seu posicionamento sobre o assunto. A linguagem deve ser clara e acessível a qualquer pessoa. O ensaio se redacta em prosa com estilo livre.
  • 4.      Ensaios escritos em idioma espanhol ou em idioma português.
  • 5.      A leitura do ensaio deve ter os elementos seguintes
    • a.     Título.
    • b.     Índice (opcional).
    • c.     Resumo (até 300 palavras).
    • d.     Introdução.
    • e.     Desenvolvimento do conteúdo.
    • f.     Conclusões.
    • g.     Referências.
    • h.     Anexos (se necessário).
  • 6.      Os ensaios devem ter uma extensão máxima de 15 páginas tamanho carta (máximo 6000 palavras), usando fonte Times New Roman, 12 pontos, espaçamento 1.5, texto justificado e páginas numeradas. As margens superior e esquerda de 3 cm, e inferior e direita de 2.5 cm. O formato do documento pode ser Word © ou OpenOffice Writer.
  • 7.      Para enviar a ensaio deve-se preencher o seguinte formulário: https://forms.gle/1GYGCaGKu9tivGhe6 considerando a data limite de recepção de trabalhos. Os participantes devem anexar, além do arquivo de ensaio, un arquivo de comprovante de estudos.
  • 8.      Serão outorgados 3 prêmios por eixo temático:
  • •    Primeiro lugar: 500 USD, reconhecimento oficial e publicação do ensaio.
  • •    Segundo lugar: 300 USD, reconhecimento oficial e publicação do ensaio.
  • •    Terceiro lugar: 200 USD, reconhecimento oficial e publicação do ensaio.
CERIMÓNIA DE ENTREGA DOS PRÉMIOS
Data: 28 de Maio
Hora: 9:00 hr (CST), 16:00 hr (CGT)
UNESCO, CLACSO e a Universidade Autónoma do Estado do México através da Redalyc e AmeliCA convidam a participar da cerimônia virtual de entrega de prémios do Concurso Latino-Americano Ensaio Sobre Acesso Aberto 2020, onde os vencedores em cada uma das seis eixos temáticos do concurso serão reconhecidos.A transmissão terá lugar no dia 28 de Maio de 2021 às 9:00 hr (CST), 16:00 hr (CET).Registe-se aqui: https://bit.ly/33U3LhU.

PROGRAMA

Moderador

Dra. Arianna Becerril García. Professora-pesquisadora UAEM. Presidenta da AmeliCA

1. Mensagem de bem-vinda
Dra. Marielza Oliveira
Director for Partnerships and Operational Programme Monitoring, CI sector. UNESCO

Dra. Karina Batthyány
Secretária Executiva. CLACSO

Mtra. Lorena Pilloni
Professora na Universidad Nacional Autónoma de México
Representante do Comissão de Avaliação

2. Resultados do concurso. Menção dos vencedores por categoria
Dra. Arianna Becerril García. Professora-pesquisadora UAEM. Presidenta da AmeliCA

3. Participação dos vencedores

4. Encerramento
Dr. Eduardo Aguado López
Professor-pesquisador UAEM. Diretor geral da Redalyc

Publicação do ensaio: Os ensaios selecionados pela Comissão de Avaliação serão publicados em um livro editado pelas instituições convocantes, pelo que os autores aceitam a publicação do seu ensaio.

Comissão de Avaliação: Integrantes do Grupo de Trabalho CLACSO Conhecimento Aberto como Bem Comum.

Datas:

Publicação das bases: 30 de setembro de 2020.
Período de recepção dos ensaios: até 28 de dezembro de 2020.
Período de avaliação dos ensaios: de 4 a 22 de janeiro de 2021.
Publicação de vencedores: 29 de janeiro de 2021.
Entrega de reconhecimentos e publicação de trabalhos: 28 de Maio de 2021.

Materiais de Difusão