Skip to content Skip to footer

Declaração de apoio às Recomendações sobre Ciência Aberta da UNESCO

Latindex, RedalycAmeliCA, LA Referencia e CLACSO desejam expressar o seu reconhecimento à UNESCO, pela Recomendação Sobre Ciência Aberta aprovada depois de um amplo processo de consulta em 193 países que participaram na sua 41.ª Conferência Geral em Novembro de 2021.

A Ciência Aberta é coincidente com os valores de acesso universal ao conhecimento de reavaliação da produção científica local e de inclusão dos diferentes actores, no processo de produção científica. Valores de uma região onde o acesso aberto ao conhecimento tem sido tradição e norma, mesmo antes que este se tenha escrito com letras maiúsculas no vocabulário do mundo das publicações. Esta circunstância atende ao facto de que na América Latina e no Caribe, o conhecimento se tem conceptualizado, historicamente, como um bem público.

Não obstante, nos últimos tempos a globalização e comercialização da investigação e a educação superior têm levado a imposição de critérios e indicadores uniformes de produtividade, qualidade e impacto do trabalho científico e dos seus produtos, reconstruindo as contribuições dos países e instituições, em vez de promover modelos diversos de abertura adaptados às condições e necessidades locais.

É importante que o trânsito para a Ciência Aberta signifique também uma abertura a outros conhecimentos, outras culturas e outras formas de pensar, outras linguagens e idiomas. De igual forma, é importante que essa transição para a Ciência Aberta tome em conta o contexto, a fim de assegurar um justo e correcto intercâmbio do conhecimento científico em prol do bem-estar da sociedade e do cuidado com o ambiente. Isto implica que a Ciência Aberta requer um marco normativo universal que assegure a integridade da informação e a equidade na distribuição do conhecimento, evitando a mercantilização e o lucro, de modo que garanta o respeito pela diversidade ou seja, um marco que mediante a colaboração internacional, assegure a sobrevivência dos produtos do conhecimento e do acesso universal aos mesmos.

Compete à nossa região trabalhar conjuntamente na criação de indicadores consolidados que refletem adequadamente a produção publicada em revistas, livros e repositórios, para o uso dos que avaliam investigadores, instituições e projectos de investigação. Nesse sentido, a concepção de métricas responsáveis e a sua articulação com os repositórios institucionais e com os sistemas de gestão da investigação, devem coordenar-se com iniciativas regionais que pugnam por uma mudança do actual sistema de avaliação, tais como o Foro Latinoamericano sobre Avaliação Científica (FOLEC-CLACSO).

Queremos destacar a visão que compartilhamos e que permeou o trabalho na região: a colaboração e o distanciamento da mercantilização da ciência. Nesse contexto, respaldamos, decididamente, a Recomendação da UNESCO sobre Ciência Aberta e instamos aos governos e instituições académicas a aplicá-las em toda a sua amplitude.

Declaracion de apoyo a la UNESCO 2022-2
Declaracion de apoyo a la UNESCO 2022-2
previous arrow
next arrow