Skip to content Skip to footer

Iniciativa Open Abstracts é lançada para promover a descoberta da pesquisa

Uma nova iniciativa entre grupos editoriais faz um chamado para a disponibilidade irrestrita de resumos científicos para impulsionar a descoberta da pesquisa

A iniciativa Open Abstracts (I4OA) convida grupos editoriais acadêmicos a abrir seus resumos e, especificamente, a depositá-los em Crossref. A disponibilidade irrestrita de resumos científicos impulsionará a descoberta da pesquisa. 34 editores têm acordado apoiar a I4OA e colocar seus resumos em aberto. A I4OA é apoiada também por um grande número de financiadores de pesquisa, bibliotecas e associações de bibliotecas, provedores de infraestrutura e organizações de ciência aberta.

A iniciativa Open abstracts (I4OA ) convida a todos os editores acadêmicos a abrir os resumos de suas publicações e, especificamente, a distribuí-los por meio do Crossref, a fim de facilitar o acesso em grande escala e promover a descoberta de pesquisa crítica. A I4OA -uma colaboração entre editores acadêmicos, bibliotecários acadêmicos, pesquisadores, provedores de infraestrutura e outros atores- será lançada na conferência online Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA) em 24 de setembro.

A I4OA foi criada para defender e promover a disponibilidade irrestrita dos resumos das publicações científicas, particularmente de artigos de periódicos científicos e capítulos de livros.

Stuart Taylor, Diretor de Publicação da Royal Society, afirma ao respeito: “Abstracts resume os conteúdos das publicações acadêmicas, e sua ampla disponibilidade vai aumentar a sua capacidade de descoberta e vai atrair leitores, tanto humanos quanto máquinas, ao texto completo”.

Disponibilizar em aberto os resumos científicos ajuda os editores acadêmicos a maximizar a visibilidade e o alcance de seus livros e periódicos científicos. Abrir os resumos torna mais fácil para os pesquisadores descobrir, ler e citar essas publicações: promove sua inclusão em revisões sistemáticas; expande e simplifica o uso da mineração de texto, processamento de linguagem natural e técnicas de inteligência artificial em análises bibliométricas; e facilita a atividade acadêmica em todas as disciplinas para aqueles sem acesso por assinatura a serviços bibliográficos comerciais

Muitos resumos científicos encontram-se já disponíveis em várias bases de dados bibliográficas, mas esses serviços têm limitações, por exemplo, pelo requerimento de subscrições, não são acessíveis por máquinas, ou estão restritas a alguma disciplina específica.

“Reunir os resumos de muitos grupos editoriais de várias disciplinas sem essas restrições permitirá novos tipos de ferramentas de descoberta e análises, sem nos demandar recopilar individualmente milhões de sites de editores”, diz Vincent Larivière, Professor de Ciências da Informação na Universidade de Montreal.

“Disponibilizar resumos apenas para leitura humana (eyeball) nos sites dos editores não é suficiente”, acrescenta Ludo Waltman, Vice-diretor do Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden e Coordenador do I4OA.

Crossref é uma organização de infraestrutura sem fins lucrativos usada por muitos editores para registrar e compartilhar Digital Object Identifiers (DOIs) para suas publicações.

“Crossref tem a capacidade de reunir os resumos em um formato comum e em um repositório global e interdisciplinar por meio de uma API aberta. Entretanto, os editores enviam ~7% dos resumos das publicações que registramos”, diz Ginny Hendricks, Diretora de Extensão para Membros e Comunidade do Crossref.

I4OA convida aos editores acadêmicos que usam o Crossref a disponibilizar em aberto seus resumos depositando-os no Crossref. Isso pode ser feito como parte dos fluxos estabelecidos de trabalho que os editores têm de fato para o envio de metadados de publicação ao Crossref.

34 grupos editoriais, listados abaixo, têm acordado apoiar a I4OA e enviar seus resumos ao Crossref. O apoio à I4OA tem sido expressado também por outros 50 atores, também listados abaixo, incluindo financiadores globais de pesquisa, bibliotecas e associações de bibliotecas, provedores de infraestrutura, e organizações de ciência aberta, demonstrando a importância e a relevância desta iniciativa para a comunidade acadêmica.

I4OA foi inspirada no sucesso da Initiative for Open Citations (I4OC), a qual incentiva o envio de referências ao Crossref. Desde o lançamento da I4OC em 2017, mais de dois mil editores acadêmicos optaram por tornar as listas de referência de seus artigos de periódicos e capítulos de livros disponíveis abertamente por meio do Crossref. I4OA, que será anunciada na conferência OASPA em 24 de setembro de 2020, busca replicar o sucesso da I4OC alcançando um rápido salto na disponibilidade aberta de resumos científicos via Crossref.

Mandy Hill, Diretora-gerente da Academic Publishing da Cambridge University Press, disse: “Os resumos dos autores são uma ferramenta fundamental para a descoberta de literatura, e temos o prazer de apoiar esta iniciativa de criar um corpus de alta qualidade de resumos de livre acesso no Crossref”.

Stephanie Paalvast, Chefe de Pesquisa Aberta em Brill, fala: “Na Brill já estamos experimentando as vantagens de abrir resumos sobre o impacto das pesquisas que publicamos. Tem ajudado nossos autores a receberem mais descargas e nossos periódicos a se tornarem mais visíveis; e apóia ambições institucionais e dos financiadores para metadados abertos. Estamos muito satisfeitos em nos unir aos esforços da I4OA para maximizar a aceitação dessa prática em toda a indústria editorial e, em última instância, contribuir para melhorar o acesso e o impacto”.

Stephanie Dawson, CEO da ScienceOpen, diz: “Apoio fortemente os esforços da I4OA para disponibilizar gratuitamente os resumos bem como os metadados dos artigos. Vários editores estão convencidos de que está no melhor dos interesses dos autores e dos periódicos abrir seus resumos, pois isso leva a mais visualizações e a um maior impacto do seu trabalho. I4OA é exatamente o que nós precisamos agora para incrementar a conscientização das vantagens dos resumos abertos para os editores e para promover melhores práticas de metadados”.

Contato e maior informação

Maior informação pode ser consultada no webinar da iniciativa I4OA, em 5 de outubro 2020 à 4PM CEST (registro disponível em https://bit.ly/32zcOVH), no site da I4OA em https://i4oa.org (ao vivo do 24 de setembro de 2020), escrevendo via email ao Ludo Waltman, Cordenador da I4OA openabstracts@gmail.com. ou seguindo @open_abstracts no Twitter.

Equipe da I4OA
Helen Duce (SAGE)
Ginny Hendricks (Crossref)
Bianca Kramer (Utrecht University)
Vincent Larivière (Université de Montréal)
Catriona J. MacCallum (Hindawi Ltd)
Cameron Neylon (Curtin University)
Silvio Peroni (OpenCitations and University of Bologna)
David Shotton (OpenCitations and University of Oxford)
Cassidy R. Sugimoto (Indiana University Bloomington and International Society for Scientometrics and
Informetrics)
Aaron Tay (Singapore Management University)
Stuart Taylor (The Royal Society)
Bryan Vickery (Crossref)
Ludo Waltman (Leiden University)

Editores fundadores
Hindawi Ltd
SAGE
The Royal Society

Apoio de editores (última atualização: 15 de setembro de 2020)
American Association for the Advancement of Science (AAAS)
Beilstein Institut
Brill
British Academy
British Institute of Radiology
Cambridge University Press (CUP)
De Gruyter
EDP Sciences
eLife
European Mathematical Society
European Respiratory Society (ERS)
Frontiers
F1000
Geological Society of London
International Union of Crystallography (IUCr)
IWA Publishing
Leibniz-Institute for Psychology Information (ZPID)
MDPI
MIT Press
PeerJ
Portland Press (Biochemical Society)
Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS)
Public Library of Science (PLOS)
Royal College of General Practitioners
Royal College of Psychiatrists
RTI Press
S. Karger
The Company of Biologists
Thomas Telford (Institution of Civil Engineers)
Ubiquity Press
University of Technology, Sydney (UTS) ePress

Apoio de atores diversos (última atualização: 15 de setembro de 2020)
Academy of Science of South Africa (ASSAf)
AmeliCA
ASAPbio
Association of European Research Libraries (LIBER)
Association of Research Libraries
Association of Research Managers and Administrators UK (ARMA UK)
Austrian Science Fund (FWF)
Bill & Melinda Gates Foundation
British Library
California Digital Library (CDL)
Center for Open Science
CiteSeerX
cOAlition S
Coko Foundation
Confederation of Open Access Repositories
ContentMine
CORE
DataCite
DBLP
Digital Science
Directory of Open Access Journals (DOAJ)
Dryad
Dutch Research Council (NWO)
Eigenfactor
Electronic Information for Libraries (EIFL)
Érudit
EuropePMC
Fair Open Access Alliance
FORCE11
Harvard Office for Scholarly Communication
International Network of Research Management Societies (INORMS)
Lens
Max Planck Digital Library (MPDL)
Metadata 2020
Microsoft Research
Open Access Scholarly Publishers Association (OASPA)
Open Knowledge Maps
OPEn Research Analytics (OPERA)
OpenAIRE
Our Research
Redalyc
Research Council of Norway (RCN)
Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition (SPARC)
Scholarly Publishing and Academic Resources Coalition Europe (SPARC Europe)
SciELO
ScienceOpen
SciTech Strategies
Swiss National Science Foundation (SNSF)
TIB – Leibniz Information Centre for Science and Technology and University Library
Ukrainian Citation Index
UK Research and Innovation (UKRI)
Wellcome Trust