Grupo de trabalho CLACSO Bens comuns e acesso aberto

O grupo “bens comuns e acesso aberto” é uma rede interdisciplinar de trabalho promovida pela CLACSO Do seu programa de grupo de trabalho. De várias disciplinas e campos de conhecimento, o grupo de trabalho aborda questões criticamente como acesso aberto, comunicação científica, democratização do conhecimento, bens bioculturais, sementes e know-how indígena (agrícola e ecológico) . O grupo é constituído por acadêmicos de diversas instituições da América Latina e do Caribe. O grupo também atua ativamente na articulação com os formuladores de políticas públicas e promotores acadêmicos e sociais, com o objetivo de gerar análises a partir de uma perspectiva diversa e alcançar transformações práticas.

Disseminação e disseminação do corpo acadêmico da ciência (México)

O corpo acadêmico “disseminação e disseminação da ciência” é um grupo multidisciplinar que, da sociologia, engenharia de sistemas, filosofia e comunicação, eleva a análise da prática científica a partir de várias bordas, tais como: Comunicação científica, divulgação científica, acesso aberto, tecnologias de comunicação e repositórios de conhecimento. O corpo acadêmico “disseminação e disseminação da ciência” tem trabalhado continuamente na formulação de projetos de pesquisa a partir de uma perspectiva global do Sul que realizam os processos e práticas que impactam a geração, comunicação, avaliação e Apropriação da ciência no sul. Da mesma forma, o corpo acadêmico tem uma linha de ação-articulação a partir da qual busca contribuir para a construção de um sistema latino-americano de acesso aberto cooperativo, não comercial, sustentável e protegido.

CoLav (Colômbia)

O CoLav é um coletivo transdisciplinar para a construção de um programa em ciências sociais computacionais e Humanidades digitais na Universidade de Antioquia. Neste espaço confluem as redes de grupos de pesquisa e os atores sociais da faculdade de ciências sociais e humanas. Informação, conhecimento e sociedade da escola Interamericana de librarianship; Fenomenologia das interações fundamentais do Instituto de física; O sistema de bibliotecas e a unidade de métricas e estatísticas da vice-reitoria de investigação. Os esforços desenvolvidos em mineração de dados, inteligência artificial, processamento de linguagem natural e uso de métodos matemáticos visam desenvolver modelos para entender a relação da Universidade com o meio ambiente, gerando métricas Responsável pela produção de pesquisa, para descobrir o papel histórico da ciência na América Latina, para desenvolver métodos de inteligência estratégica para fornecer uma base para um desenvolvimento organizacional baseado no conhecimento, entre outros projetos vinculados ao Automação e exploração de relações universitárias com o meio ambiente.

Programa de pesquisa sobre dependência acadêmica na América Latina requestal (Argentina)

Requestal é um programa composto por pesquisadores e companheiros de CONICET, pós-doutorandos e professores-pesquisadores do Uncubyo. Nesta etapa, propõe-se a corte de situações histórico-concretas de dependência acadêmica, observáveis em fenômenos como a imposição de diretrizes “globais” para a acreditação universitária, a universalização dos critérios de publicação acadêmica, os sistemas Do impacto das revistas científicas e, em particular, das vicissitudes da supremacia do inglês no mundo científico contemporâneo; A fim de esclarecer a estruturação sócio-histórica do campo acadêmico regional e seu impacto nas modalidades atuais de produção e circulação do conhecimento científico.